Brejinho é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é constituído pelo distrito sede e pelo povoado de Vila de Fátima.
História
O povoado de Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim. Ali viviam pequenos agricultores. A partir de 1929, iniciou-se uma feira livre no lugar e iniciou-se a construção de uma capela que viria a ser dedicada a São Sebastião, sob a liderança do padre João Leite Gonçalves de Andrade. Mais tarde, a capela foi ampliada sob a iniciativa do padre Mário Maragon. Estas iniciativas fortaleceram o povoamento da região.
O Distrito de Brejinho foi criado pela lei municipal nº 10, de 10 de abril de 1962. O município de Brejinho foi criado pela lei estadual nº 4.996, de 20 de dezembro de 1963. Em 20 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 07º20'58" sul e a uma longitude 37º17'10" oeste, estando a uma altitude de 737 metros, localiza-se a aproximadamente 400 km da capital Recife. Sua população estimada em 2004 era de 7.214 habitantes.
As "cidades-pólo" mais próximas são: São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde
O município tem por padroeiro São Sebastião, cuja festa é celebrada em 20 de janeiro, mês que a cidade tem um maior número de visitantes atraídos pelas festividades que são tradicionais em toda região. A cada ano cresce a festa em todos os níveis, aumentando também a quantidade de pessoas que ocupam as ruas da cidade e principalmente seu desenvolvimento, cultural, político, econômico e social.
Economia
As principais atividades econômicas são a agropecuária e o comércio. Os principais produtos agrícolas são: a castanha de caju, sisal ou agave, banana, goiaba, limão e manga (lavoura permanente) e, como lavoura temporária, o algodão herbáco, batata doce,cana-de-açúcar, feijão e milho.