Flores

Flores é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede e Sítio dos Nunes e pelos povoados de Fátima e São João dos Leites.


 

História

Na data de 11 de setembro de 1783, foi criada a Freguesia de Flores do Pajeú. A vila foi criada, também por alvará, a 15 de janeiro de 1810 oficialmente considerada a data de criação do município. A 20 de maio de 1833, quando uma Resolução Presidencial criou várias comarcas no Estado, Flores tornou-se uma delas, sob a denominação de Comarca do Sertão de Pernambuco. Depois que o Estado foi dividido em municípios (através da Constituição Estadual de 17 de Junho de 1891), Flores tornou-se município autônomo, através de lei datada de 3 de agosto de 1892. A antiga Comarca de Flores compreendia a vasta área onde estão, hoje, os municípios de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Triunfo, Serra Talhada, Floresta e Tacaratu.

Logo após a fundação da casa real da torre da Bahia, nos fins do século XVI, Garcia d´Avila empenhava-se na colonização das terras às margens do Rio São Francisco, organizando diversas expedições, compostas de portugueses, índios domesticados, que partiam em diversos rumos, a fim de explorarem fundando aldeias aqui e  acolá.

            Nos meados do ano de 1589, uma daquelas expedições composta de uns vinte e tantos colonos, seguindo as margens de um rio desconhecido, o Pajeú chegava a uma aldeia de índios tapuias, localizada à margem esquerda daquele rio no lugar hoje denominado Alto das Flores.

            Os tapuias rtama estavam em festa, em homenagem ao chefe de uma aldeia na serra da Baixa Verde em Triunfo, o guerreiro Aruan ordenou a prisão dos componentes da expedição, que mais tarde seriam trucidados pelos selvagens salvando-se apenas duas meninas que os índios começaram a adorar como divindades, tal suas belezas, que a princípio foram chamadas Lara (senhora entre as outras) e, mais tarde deram-lhe os nomes de Aracê a mas velha e Moema à mais moça. Aquelas meninas ficaram sobe a proteção dos guerreiros mais fortes que receavam que fossem capturadas por outros sivícololas.

            Por volta de 1603, outra expedição chegava aquele local, mas encontravam os tapuias rtama “meio civilizados”, certamente ao contato das duas meninas, que lhe ministravam certos conhecimentos, não só do idioma português, como cultivo da terra, etc. eram uns vinte portugueses e mamelucos, que, entendendo-se com os aborígines, construíram melhores habitações para acomodamento para todos os integrantes da expedição da casa da torre, chefiadas pelo português Simeão Pereira Ganrrinho.

            Começou assim a fundação de um povoado, à margem direita do rio Pajeú, mais tarde denominada Povoação de Flores, em alusão ao cultivo de flores a que se destinava Aracê e Moema, versão que é aceita.

 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º52'05" sul e a uma longitude 37º58'29" oeste, estando a uma altitude de 466 metros. Sua população estimada em 2004 era de 20.317 habitantes.

Possui uma área de 954 km².

 

HINO

Salve ó terra formosa! Tu és bendita

Nosso lar com o nome de Flores;

Toda cheia de graça infinita

Do Sertão, és a fada de amores!

 

Bem nascida entre verdes colinas,

Sob o encanto de um céu azulado,

Ao estranho tu sempre dominas

Com o poder do teu riso sagrado,

 

Sorridente como uma criança,

Descuidosa de sua beleza,

Do futuro és a linda esperança,

Flores velha de sã natureza!

 

Em setembro tu foste fundada;

Do Sertão tu és a preferida.

E o teu povo tão cheio de vida

Só trabalha por ver-te elevada.