Tuparetama

Tuparetama é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Santa Rita e Cajueiro.

 

 

Toponímia

A palavra tuparetama é de origem tupi-guarani e, segundo Silveira Bueno, significa a pátria de Deus, o céu. De tupã: Deus; e retama: lugar natal, pátria.

 

História

Tuparetama é uma cidade que se localiza no Alto Sertão do Pajeú. Começou chamando-se de Tupã, depois denominou-se Tuparetama.

Segundo a tradição oral, o povoado foi crescendo a partir da primeira feira livre, realizada em 1889. A capela dedicada a Bom Jesus foi construída em 1910, que deu nome ao povoado. Em 1938, foi elevada à categoria de vila, denominada Tupã, pertencente ao município de Tabira. Nesta época, era costume nomear cidades e povoados com nomes indígenas. Daí a troca do nome Bom Jesus por Tupã, que era a entidade divina dos índios tupis. Entretanto, em 1943, o nome foi alterado para Tuparetama (terra de Deus), por haver uma cidade em São Paulo com o nome de Tupã. A emancipação do município veio em 31 de dezembro de 1958. A cidade é pacata e já foi muito arborizada, conhecida como Princesinha do Pajeú.

 

Cultura

Existem grupos culturais que se destacam, mais fora da cidade que dentro dela, e são responsáveis por levar o nome TUPARETAMA para todo o Brasil. Um bom exemplo, A Compania de Danças Populares de Tuparetama - CDPT, atualmente com o espetáculo "Dançando nas Alturas" - um espetáculo de dança em pernas de pau executada por jovens da cidade -. A Cidade também conta com uma enorme quantidade de músicos, devido a existência da Banda Paulo Rocha. O nome é uma homenagem a um dos maiores músicos da cidade. Tuparetama também tem grupos de forró, como Vozes do Campo e grupos de Teatros, como Os Teóphilos.  A Princesinha do Pajeú já teve Grandes Festivais de Teatro e de Poetas Cantadores, e atualmente tenta recuperar a fama de fazer o Melhor São Pedro do Pajeú.

 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º36'08" sul e a uma longitude 37º18'41" oeste, estando a uma altitude de 560 metros. Sua população estimada em 2007 é de 8.257 habitantes.

Possui uma área de 186 km² segundo o IBGE.

 

HINO MUNICIPAL

Terra amada, cidade alvissareira
és a grande promessa do amanhã.
Aclamada por teu povo, altaneira
berço amigo, és filha de Tupã
Tua História de estória tão singela
tem começo na casa original
da mãe preta, a negra Manoela
que abençoa do céu o teu fanal.
Tuparetama, brilhará o teu nome na História
Cantaremos bem alto teu progresso
Proclamando pra sempre a tua glória!
Dedicada tu foste ao Bom Jesus
o teu nome primeiro consagrado.
Elevamos no morro esta cruz
onde fica a lembrança do passado
Os teus campos de verde cobrirás
Os teus rios serão abençoados.
No futuro em breve tu serás
deste vale um pedaço decantado.

 

Aniversário 11 de abril
Fundação 15 de janeiro de 1938
Gentílico tuparetamense
Prefeito(a) Domingos Sávio da Costa Torres (PTB)
Localização
Unidade federativa  Pernambuco
Mesorregião Sertão Pernambucano IBGE/2008 [1]
Microrregião Pajeú IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes ao norte, São José do Egito, ao sul,Iguaraci, a leste, Estado da Paraíbae, a oeste, Ingazeira e Iguaraci.
Distância até a capital 272 quilômetros
Características geográficas
Área 186 km²
População 8.600 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 44,4 hab./km²
Altitude 560 metros
Clima semi-árido BSs'h'
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,662 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 23.355 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 2.856,00 IBGE/2005 [4]